jadir

jadir
Foto: David da Silva - 28.ago.2011 - O verso citado é trecho da canção "Balada número 7 para Mané Garrincha", composição de Alberto Luiz.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A visita do grande boleiro

Geraldo, meia-atacante do Ceará SC (de regata azul) com amigos e amigas do Parque Marabá , onde deu seus primeiros passos no futebol

O importante empate frente ao Harmonia (primeiro colocado do Veteranos/35 até o momento) não foi a única alegria do Vumo no domingo passado.
O meia-atacante Geraldo, do Ceará SC, assistiu a partida e visitou a sede social do nosso clube.
Geraldo morou no Parque Marabá dos 12 aos 14 anos.
Seu primeiro uniforme de jogador foi no dentinho do Marabá Esporte Clube, time da sociedade de amigos do bairro. “Aqui participamos de vários festivais, e trouxemos grandes títulos para o Marabá”, relembra o craque.
Geraldo morou nos anos 1988 e 1989 na Rua Lauro da Silva, juntamente com sua irmã Celira, o cunhado Heribaldo e o sobrinho Alexandre. Quando sua irmã vendeu a casa do Pq Marabá, Geraldo voltou para Duque de Caxias, no Rio, onde nasceu.

Adolescência e lição de vida
Para Geraldo, a visita ao bairro e ao Vumo tem significado especial. “Hoje é um domingo muito diferente para mim. Poder rever meus amigos de infância, ver como eles estão vivendo. Somos amigos até hoje graças a Deus”.
O desempenho do Vumo no Campeonato Municipal de Veteranos/35 anos também agradou Geraldo. “Estou muito feliz em ver que o Vumo está bem na parada. Porque o Vumo continua com aqueles jogadores que são meus amigos desde quando éramos garotos”.
Além dos colegas de bola da sua meninice, Geraldo cita com carinho colegas de classe da Escola Estadual Maria José Antunes Ferraz como Paulo, Ana Paula, Lú, Tata, Sandra, Noeli, entre outros. Além do futebol de salão, Geraldo também participava do time de handebol da escola.

Do Marabá para o mundo
Ao sair do Pq Marabá para sua cidade natal, Geraldo vestiu as camisas de clubes cariocas como Itaperuna, Olaria, Botafogo. Dali seguiu para Sergipe onde se profissionalizou no Vasco de Aracaju. “Depois fui para o Confiança, para o Vitória de Guimarães, em Portugal. Joguei também no Atlético Paranaense onde fui Campeão Brasileiro em 2001”. O currículo do boleiro prossegue com Sport Recife e Bahia. “Passei ainda tres anos no Al Shabab nos Emirados Árabes. De volta ao Brasil joguei novamente no Sport Recife, Náutico e hoje continuo no Ceará.”
No futebol do nordeste brasileiro, Geraldo foi fundamental para evitar o rebaixamento do Náutico em 2007.
No ano passado, elevou o Ceará para a série A, e foi considerado destaque do Brasileirão da série B.

Para a mestra, com carinho
Quando pergunto a Geraldo sua melhor lembrança do tempo de estudante da escola estadual do Pq Marabá, um nome lhe vem automaticamente à boca: Sandra Regina Valadão (na foto à esquerda com o craque na sede do Vumo).
Sandra foi a primeira mulher a dar aula de Educação Física para garotos da rede estadual do ensino de São Paulo. Lecionou no Pq Marabá de 1985 a 1994.
A professora detectou logo o talento futebolístico do garoto Geraldo. “Quando eu montei o time de futebol de salão da escola Maria José Antunes Ferraz, só tinha o aluno Paiol que chutava com o pé esquerdo. Depois descobri a mesma habilidade no Geraldo”, conta.
Além de Geraldo e Paiol, Sandra cita outros alunos como Nando, Edson Cabelinho, Luciano, Subário, Maurício, Paulo, Derli.
Em Geraldo ela viu o espírito nato de liderança. “Mas ele não exercia liderança com autoritarismo. Conseguia as coisas na base da conversa, do convencimento. Sempre foi uma pessoa prestativa e amável”.
Ao dirigir o olhar para a roda de amigos em torno de Geraldo ao despedir-se da sede do Vumo, a professora Sandra afirma: “O que eu acho mais bonito de toda esta história, é que a amizade deles dos tempos de criança quando tinham 10 a 12 anos, persiste até hoje quando já passam dos 35 a 36 anos. É uma lição de vida”.

AMIGOS NOVOS E ANTIGOS

























4 comentários:

  1. "Gostaria de agradecer a todos os amigos e pedir pra que lembrem sempre de mim, pois estou sempre com todos na lembrança e orando por todos... saúde e sucesso sempre! Abraço do eterno amigo Geraldo."

    ResponderExcluir
  2. Aí, Geraldo!
    foi grande o prazer em te conhecer, tb.
    Na sede social do Vumo haverá sempre uma cadeira vazia e um copo cheio esperando por você!
    Abraço!
    David da Silva - Taboão da Serra

    ResponderExcluir
  3. Sandra Regina Valadão27 de janeiro de 2011 às 14:31

    Que reportagem maravilhosa, parabéns a todos que participaram!!!!
    Geraldo!!!! jóia rara!!!! Amo amar você!!!!

    ResponderExcluir
  4. Para comissão técnica do Vumo que está de Parabéns, fazendo um bom trabalho e muita dedicação os meus votos de vitória e paz para os jogadores. Especial para Abel, Luizão e Nando.
    Do seu amigo Subário c/7.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir